sexta-feira, 15 de junho de 2012

Crise na Europa: Trabalhadores gregos têm razão.

A crise na Europa, mas especificamente na Zona do Euro, onde os países adotaram o euro como moeda comum, aconteceu em razão de problemas fiscais tidos por alguns países da Europa. A crise começou no ano passado, 2011 e se espalhou pelo mundo derrubando índices das bolsas de valores.
Alguns países da Europa possuem uma dívida pública enorme e uma carga tributária que já consome quase a metade do Produto Interno Bruto (PIB) dos países. A Grécia, por exemplo, é um desses países, que passa por uma crise fiscal devido à crise financeira global de 2008: Com arrecadação baixa e gastos em alta, o país gasta mais do que arrecada.
A Grécia, para sanar a dívida, aceitou ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Européia (UE) foram 110 (cento e dez) bilhões de euros, o governo da Grécia se comprometeu a adotar medidas, em contrapartida para ajuda recebida, entre as medidas estão, o congelamento dos salários dos servidores públicos até 2013, aumento de impostos, corte nos planos da aposentadoria, fim de vários benefícios e flexibilização das leis trabalhistas, o que causou revolta nos gregos.
Concordo em gênero, número e grau com a população da Grécia, pois um governo já ENDIVIDADO, não tem o direito de fazer o seu povo pagar e pagar tendo seus direitos violados. Os trabalhadores e as trabalhadoras da Grécia, estão certos quando protestam, reclamando outra atitude do governo, não é certo com trabalhador e trabalhadora de país nenhum perder seus direitos, só para frisar, os trabalhadores têm direito a uma aposentadoria que atenda todas as suas necessidades, uma vez que falo sobre pessoas que trabalharam anos e anos de suas vidas e merecem respeito e porque não dizer sossego, a garantia de que seus os direitos serão respeitados.
Tudo isso que citei acima, é reflexo da ambição dos poderosos do país, que o endividaram, mas esses poderosos, não foram afetados pela crise financeira da Grécia, sobrou para o povo, para a classe trabalhadora pagar pelo que fez o Governo grego, que gastou o que podia e o que não podia e transformou o país num caos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário