sexta-feira, 15 de junho de 2012

Droga: Uma doença!

O senso comum chama de drogas todas as substâncias alucínogenas ou qualquer substância tóxica que leve a dependência , mas somente as que são PROÍBIDAS  por lei, as chamadas drogas ilícitas. No Brasil temos as drogas ilícitas mais faladas são cocaína, crack(mistura feita com o resto da cocaína), maconha,ectase entre outras.
Drogas causam dependência química e dependência química é uma doença crônica (doença que não é resolvida num tempo curto). Tendo a dependência química como doença, não podemos admitir outro tratamento para o dependente químico, senão o tratamento de saúde, em lugares especializados!
Na maioria dos casos os jovens são aqueles que mais se envolvem com drogas. No Brasil, compreende-se jovem por pessoa entre 16 e 29 anos de idade e são esses que normalmente mais experimentam drogas. Segundo um relatório divulgado em abril deste ano, 75% dos adolescentes internados em cumprimento de medidas sócio-educativa,  são usuários de entorpecentes.
Infelizmente o usuário  de drogas, que está doente, muitas vezes é tratado na sociedade como vagabundo, marginal e outros nomes pejorativos que não ajudam o dependente e ainda o rotula e o impedem de se reerguer e construir uma vida, deixando para trás a vida nas drogas.
Muito além de pré-conceitos, a dependência química é uma questão de Saúde Pública.É preciso que haja uma reeducação na sociedade para se tratar a droga, pois hoje em dia, a droga está mais próxima de nós e dos nosso filhos, principalmente em  baladas.
O viciado é uma pessoa doente!  E doença se cura com tratamento especializado, é preciso que a Lei de Drogas seja cumprida!  A Lei de Drogas proibi a prisão do usuário de droga, mas isso não acaba com o problema, pois ainda existem aqueles que vendem drogas, os traficantes, estes sim devem ser  presos!  Enquanto o nosso comportamento em relação ao usuário de drogas não mudar, e não nos conscientizarmos que se trata de uma doença, não conseguiremos acabar com o  problema, que maltrata a família, a sociedade e principalmente a pessoa que usa drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário