sexta-feira, 15 de junho de 2012

Idoso: Um direito de ser!

A Sociedade brasileira não pode mais pensar a vida sem considerar a população idosa. Projeta-se para 2050 que a população idosa no mundo será maior que a de pessoas com menos de 14 anos de idade.
A  expectativa de viver muito é novíssima e por isso mesmo a sociedade não se preparou para um maior número de idosos no país. Antigamente a estimativa de vida chegava aproximadamente a 35 anos e a sociedade foi se estruturando com base nessa estimativa,mas hoje o cenário é outro, hoje as pessoas ultrapassam a casa dos 70 anos e não encontram um lugar na sociedade em que possam interagir!
Hoje o movimento da terceira idade batalha por um novo papel cultural para os idosos. Hoje em dia ser idoso não é mais como era antigamente, hoje os mais velhos  fazem  exercício, dirigem carros e alguns garantem ter dispocição até para trabalhar! Tudo isso é ótimo,pois vemos que os nossos idosos estão mais fortes e por isso mesmo mais ativos, mas não podemos nos esquecer que os idosos são pessoas que necessitam de mais atenção por parte da sociedade.
E então? Como lidar com esse novo modo de ser idoso? Primeiramente é preciso que nós, ainda não idosos, respeitemos essas pessoas e passemos a brigar pelos direitos delas!  Estou falando de pessoas que já trabalharam 35,40 anos e hoje têm direito a usufruir de uma vida melhor e com direitos garantidos, me refiro aqui a direitos do dia-a-dia, como o direito a acentos preferenciais em transportes públicos, direito a fila preferencial em supermercados, em bancos e demais estabelecimentos;  Cabe a nós, NÃO idosos respeitarmos esses direitos  dos cidadãos mais velhos, fiscalizando,sendo honesto e denunciando aqueles que infringem os diretos dos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário