terça-feira, 29 de maio de 2012

Acessibilidade em Mogi das Cruzes



A acessibilidade é uma questão urgente em Mogi das Cruzes, pois segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apenas 1,52% dos moradores com mobilidade reduzida, encontram rampas de acesso perto de suas casas!
Considerando que 27% dos mogianos declararam ao Censo 2010 possuir algum tipo de deficiência, é descaso com essas pessoas lugares como as calçadas do centro de Mogi das Cruzes, que são estreitas demais tornando muitas vezes impossível a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida!

Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que temporariamente ou permanentemente tem limitada a sua capacidade de se relacionar com o meio e utilizá-lo, ou seja, uma pessoa com mobilidade reduzida não se aplica somente a deficiência física! Idoso, grávida.. qualquer pessoa que por qualquer motivo tenha dificuldade de para se movimentar.

Por sua vez deficiente físico é todo aquele que tem algum tipo de alteração completa ou parcial de um ou vários segmentos do corpo humano, acarretando assim, o comprometimento da função física.

Voltando a questão da acessibilidade em Mogi das Cruzes, não adianta ter somente ônibus adaptado se o resto da cidade não é! Como um alguém que tenha ou está com a mobilidade reduzida poderá se locomover nas calçadas estreitas de Mogi das Cruzes? que se traduz em rampas, elevadores e semáforos sonoros. Há também uma falta de acessibildade nos pprédios públicos da cidade, como por exemplo,o Museu Professora Guiomar Pinheiro Franco,quem é cadeirante não pode entrar no prédio! Além da calçada em frente ao Museu ser estreita!! Em Mogi das Cruzes faltam condições dignas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.













.




Nenhum comentário:

Postar um comentário